O CAB é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2011, com o intuito de garantir a proteção e o bem-estar aos asininos e muares, sobretudo na região do Nordeste Transmontano. No entanto, dá apoio e desenvolve a sua ação em todo o território nacional e na região de fronteira entre Portugal e Espanha.

Através da prestação de cuidados veterinários, procura melhorar as condições de vida dos animais que se encontrem doentes ou idosos, sujeitos a maus-tratos, em situação de abandono ou que necessitam de um novo lar, no caso dos seus donos - por motivos de doença ou idade avaçada - ficarem impossibilitados de os cuidar.

Com o propósito de revalorizar os animais resgatados que ainda apresentem boa saúde, o CAB tem um programa de adopção que os reintegra em novos lares. O programa decorre apenas no Nordeste Transmontano para que o CAB possa acompanhar as diferentes fases deste processo e actuar assim que seja necessário.

O CAB situa-se na aldeia de Pena Branca, no concelho de Miranda do Douro, e funciona como um refúgio onde os animais recebem todos os cuidados veterinários necessários ao seu bem-estar, garantindo-lhes um final de vida digno e seguro.

É apoiado pela fundação The Donkey Sanctuary (www.thedonkeysanctuary.org.uk) e orientado pela AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (www.aepga.pt). conta ainda com os donativos provenientes do público em geral, que pode também ter um papel ativo e diversificado nas actividades desenvolvidas pelo CAB, nomeadamente através da recolha e angariação de fundos, realização de voluntariado, estágio, visita às instalações ou simplesmente dando a conhecer a missão da associação.