DESDE A SUA CRIAÇÃO QUE O CENTRO DE ACOLHIMENTO DO BURRO TEM POR MISSÃO GARANTIR SAÚDE E BEM-ESTAR AO GADO ASININO E MUAR, PARTICULARMENTE DO NORDESTE TRANSMONTANO. COM O APOIO E ACOMPANHAMENTO DA FUNDAÇÃO THE DONKEY SANCTUARY, DESDE 2011, ORGANIZA CAMPANHAS DE BEM-ESTAR E SANIDADE ANIMAL PELAS ALDEIAS TRANSMONTANAS, CUJO OBJETIVO É AVALIAR AS CONDIÇÕES EM QUE SE ENCONTRAM OS ANIMAIS E INTERVIR SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

 

 

DE ANO PARA ANO, UMA EQUIPA COMPOSTA POR VETERINÁRIOS E FERRADOR TEM CONSEGUIDO LEVAR ESTA MISSÃO TAMBÉM ALÉM-FRONTEIRAS DO NORDESTE TRANSMONTANO, CHEGANDO A OUTRAS REGIÕES COMO O MINHO, DOURO LITORAL E BEIRA ALTA. AINDA QUE AS SITUAÇÕES ENCONTRADAS SEJAM MUITO DIVERSAS, OS PROBLEMAS DE DENTIÇÃO E DE CASCOS CONTINUAM A SER OS MAIS FREQUENTES, PROVAVELMENTE POR REQUEREREM MAIOR MANUTENÇÃO MAS NEM SEMPRE CHEGAREM A CONSTITUIR UMA EMERGÊNCIA MÉDICA. É PRECISAMENTE AÍ QUE RESIDE O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA CAMPANHA: APOSTAR NA PREVENÇÃO - SENSIBILIZANDO, DANDO INFORMAÇÃO E APOIO AOS PROPRIETÁRIOS - GARANTINDO QUE OS ANIMAIS MANTÊM UMA BOA SAÚDE E O SEU CONFORTO É ASSEGURADO.

 

 

O RESULTADO POSITIVO É BEM NOTÓRIO, E TEM SIDO ESPELHADO NAS PRINCIPAIS FEIRAS DE BURROS DO PLANALTO MIRANDÊS - A FEIRA DO NASO, DO AZINHOSO E A FEIRA DE BURROS INTEGRADA NO FESTIVAL SONS E RURALIDADES - ONDE OS PROPRIETÁRIOS TÊM APRESENTADO ANIMAIS MAIS SAUDÁVEIS.