Asseio significa cuidar do pêlo e da pele dos animais. O asseio diário é importante para a saúde dos burros, principalmente dos que trabalham. Os burros gostam de estar bem asseados e tornar-se-ão domesticados com essa rotina diária. O asseio faz com que os burros mantenham uma pele saudável e evita que a sujidade cause lesões devido aos arreios. Preste atenção especial às partes mais delicadas da pele que estão em contacto com os arreios e/ou o acolchoado do dorso.

Utilize normalmente um pente de plástico, borracha dura ou metal para pentear o animal, soltando, assim, a sujidade. Use em seguida uma escova para remover a sujidade. Escove no sentido do pêlo (da cabeça a cauda) usando uma pressão firme. Se não conseguir comprar localmente estes objetos pode usar uma escova para esfregar com cerdas de plástico duro ou de fibra. Para o asseio do animal também se pode utilizar um trapo limpo ou um pedaço de palha limpa, esfregando-os em movimentos circulares. Mantenha esses utensílios de limpeza sempre limpos e embeba-os periodicamente em desinfetantes. Isto evitará propagação de doenças, especialmente se o equipamento for usado por mais do que um animal.

Se o burro estiver muito sujo ou suado, aconselha-se a lavá-lo com água limpa ou ensaboada. Pegue num trapo húmido e limpe as narinas e com uma compressa embebida em soro fisiológico limpe em volta dos olhos. Qualquer secreção que tenha ocorrido durante a noite, não deve ser deixada no focinho ou próximo dos olhos durante todo o dia, porque isso pode atrair moscas.

Verifique se ele tem parasitas externos na pele, como carraças. As carraças não só fazem feridas como também propagam doenças infeciosas. Verifique especialmente sob a cauda e entre as pernas, onde o burro não consegue chegar facilmente quando se limpa a si próprio. Retire e elimine todas as carraças que encontrar.

As tarefas de limpeza do animal são essenciais pois facilitam a deteção de eventuais problemas em fase inicial, permitindo que se tome ação imediata evitando um mal maior.