Quantidade alimentar Pena Branca


As refeições devem ser administradas a horas regulares, de preferência 2 a 3 vezes por dia. A quantidade complementar para alimentar os burros depende do tamanho, da quantidade de trabalho realizado e da quantidade e qualidade do pasto disponível e do tipo e qualidade de alimento utilizado como suplemento.

Os burros têm estômagos concebidos para pequenas e frequentes rações (tais como quando pastam naturalmente), assim que quanto mais frequentemente forem alimentados melhor será para eles. Não é boa ideia alimentá-los com muita comida de manhã antes do trabalho. Dê pequenas quantidades nessa altura e durante os períodos de descanso ao longo do dia. Dê um suplemento de forragem às tardes e ao anoitecer, permitindo que o burro se alimente durante a noite. Uma burra a aleitar precisa do equivalente a 2-3% do seu peso por dia, se for alimentada apenas com forragem. Um burro que trabalha precisa de 3 - 4% do seu peso por dia. Assim, em média, o burro precisa de cerca de 4 a 6 kg de forragem por dia, se trabalhar ou se estiver a amamentar. Uma burra que está a aleitar e a trabalhar vai precisar de mais. Se o burro não puder obter essa quantidade do pasto disponível, vai necessitar de suplementos. Em qualquer caso, se os burros forem alimentados com concentrados em cada dia de trabalho, requererão menos pastagem e aprenderão que o trabalho lhes trará uma recompensa.

Se o burro é bem alimentado, mas ainda continua magro, poderá ter problemas de dentes ou tem provavelmente parasitas internos que requerem tratamento.