Congresso Internacional de Medicina Veterinária de Asininos
Congresso Internacional de Medicina Veterinária de Asininos 2012

Decorreu em Vila Real o Primeiro Congresso Internacional de Medicina de Asininos, nos dias 2 e 3 de Novembro, graças à organização conjunta da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) e da Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tendo em conta a escassez de trabalhos científicos realizados na área (sobretudo em comparação com a investigação sobre cavalos), urgia promover o encontro de profissionais especializados, no sentido de criar um momento de partilha de conhecimento sobre o burro.
Juntaram-se assim médicos veterinários de várias nacionalidades (portuguesa, inglesa, espanhola, italiana e brasileira) para abordar assuntos tão variados como medicina dentária, parasitologia, a dor no burro ou o plano de conservação de raças autóctones, entre muitos outros. Merece a pena salientar a participação de três veterinários da fundação The Donkey Sanctuary, que tem vindo a destacar-se como pioneira, em diversas frentes, na garantia do bem-estar destes animais por todo o mundo. Foi ainda com muita satisfação que verificámos que quase todos os estudos feitos por conferencistas portugueses tiveram o Burro de Miranda como base ou contaram com algum tipo de apoio da AEPGA.

A constatação de que a AEPGA tem vindo a formar uma Escola de veterinários, bem como a organização de sucesso de um evento deste porte e, sobretudo, o facto de o burro ter sido o centro das atenções de profissionais altamente qualificados durante dois dias, levou o Dr. Miguel Nóvoa (Secretário Técnico da Raça Asinina de Miranda) a afirmar que o congresso foi “um pequeno passo para a Associação e um grande passo para o burro”.