Bem Estar Pena Branca

OS BURROS SÃO ANIMAIS RESISTENTES E BEM ADAPTADOS À VIDA EM CLIMAS QUENTES E AMBIENTES INÓSPITOS. PORÉM, NÃO DISPENSAM DE ALGUNS CUIDADOS BÁSICOS QUE DEVEM SER TOMADOS EM CONTA.


OS ASININOS VIVEM CERCA DE 15 ANOS NO MEIO SELVAGEM E UMA MÉDIA DE 30 A 35 ANOS COMO ANIMAL DE COMPANHIA. ESTES ANIMAIS SÃO CONSIDERADOS ADULTOS QUANDO ATINGEM A IDADE DOS 4, 5 ANOS E IDOSOS SENSIVELMENTE AOS 20 ANOS. O PESO DE UM BURRO ADULTO PODE VARIAR, EM MÉDIA, ENTRE OS 100 KG E OS 400 KG E A ALTURA ENTRE OS 80 CM E 1,50 METROS AO GARROTE.


O MÍNIMO DE CONDIÇÕES PARA TER ESTE ANIMAL CORRESPONDE À DISPONIBILIDADE DE UMA PASTAGEM DE PELO MENOS MEIO HECTARE (POR ANIMAL) E UM ABRIGO SEU RESGUARDO E DO SEU ALIMENTO, FUNDAMENTALMENTE DURANTE O PERÍODO DE INVERNO. OS BURROS, SENDO ORIUNDOS DAS ESTEPES PLANÁLTICAS DO NORDESTE AFRICANO, ESTÃO MELHOR ADAPTADOS AOS PERÍODOS QUENTES E SECOS, E TOLERAM PIOR OS PERÍODOS CHUVOSOS, HÚMIDOS E FRIOS. HÁ NESTAS ÉPOCAS UMA MAIOR PROPENSÃO PARA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E AO NÍVEL DOS CASCOS. ASSIM, A ZONA COBERTA DEVE SER BEM AREJADA, MAS TAMBÉM PROTEGER O ANIMAL DE CORRENTES DE AR E DA CHUVA.É IMPORTANTE TAMBÉM QUE O ABRIGO SEJA REGULARMENTE LIMPO E RETIRADO O ESTRUME ACUMULADO, UM FATOR IMPORTANTE PARA A MANUTENÇÃO DE UM AMBIENTE HIGIÉNICO E PREVENTIVO DE DOENÇAS.


O PAVIMENTO DO ABRIGO NÃO DEVE SER ESCORREGADIO, HÚMIDO OU FRIO E DEVE TER ESPAÇO SUFICIENTE PARA QUE O BURRO SE POSSA DEITAR NO CHÃO. DEVE AINDA OBEDECER A OUTROS REQUISITOS, NOMEADAMENTE A INSTALAÇÃO DE MANJEDOURAS COLOCADAS NUMA ALTURA APROPRIADA (CERCA DE 1 METRO DO SOLO), QUE DEVEM SER LIMPAS COM REGULARIDADE, E DISPOR DE ÁGUA LIMPA TODO O DIA, RECOMENDANDO-SE PARA ISSO OS BEBEDOUROS AUTOMÁTICOS. EM CONDIÇÕES IDEAIS, O ABRIGO DEVE TER ACESSO DIRETO E ESTAR ABERTO PARA UMA ÁREA AO AR LIVRE, CERCADA POR VEDAÇÕES FORTES E SEGURAS, EXCLUINDO-SE O ARAME FARPADO PELOS PERIGOS QUE APRESENTA. A ÁREA DEVE SER SUFICIENTEMENTE AMPLA PARA OS ANIMAIS SE EXERCITAREM LIVREMENTE E ESPOJAREM. NO CASO DE NÃO HAVER ÁRVORES, DEVEM SER CONSTRUÍDOS TAIPAIS PARA SOMBRA, QUE É MUITO APRECIADA DURANTE OS MESES DE VERÃO.


A LEMBRAR QUE O BURRO É UM ANIMAL GREGÁRIO, E POR ISSO NÃO DEVE SER MANTIDO SOZINHO, SENDO SEMPRE PREFERÍVEL MANTER JUNTOS PELO MENOS DOIS ANIMAIS (2 FÊMEAS, 1 FÊMEA E UM MACHO OU 2 MACHOS CASTRADOS). CASO NÃO SEJA POSSÍVEL, PODERÁ SER MANTIDO COM UM ANIMAL DE OUTRA ESPÉCIE, COMO POR EXEMPLO UM CAVALO, CABRA, OVELHA OU CÃO.